Ensino Fundamental I<br />(1º ao 5º Ano)

Objetivos:

Nos cinco anos iniciais as propostas pedagógicas são coordenadas por um professor, responsável pelo ensino das disciplinas de Português, Matemática, Artes, Ciências Humanas e Naturais. Esse profissional tem a incumbência de garantir a vivência, por parte das crianças, do conhecimento como um conjunto integrado, assim como de trabalhar as relações entre os alunos com vistas à construção de um clima de convívio adequado e saudável (de respeito, solidariedade, amizade e compromisso) para a realização das tarefas.

As disciplinas de Educação Física, Musicalização e Inglês, são ministradas por professores especialistas. Estas aulas objetivam: aprofundar o conhecimento das áreas por parte dos alunos, ampliar suas relações pedagógicas, sociais e afetivas (como por exemplo, da realização de novas experiências e do contato com diferentes referenciais adultos) e prepará-los gradativamente para a segunda etapa do Ensino Fundamental.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças entram em contato, de modo mais sistematizado, com o conhecimento elaborado pela humanidade. Ao longo das séries elas terão a oportunidade de aprimorar seu aprendizado  da  leitura e  da escrita,  das  ciências (naturais e sociais) e da matemática elementar. É o começo de uma longa jornada estudantil que exigirá de sua parte esforço, compromisso, dedicação e adequação a uma nova rotina de  trabalho (na escola e em casa). Do prazer, riqueza e desafio que este início de escolarização  proporcionar, dependerá seu futuro relacionamento com a Escola, entendida como local privilegiado de acesso à cultura e produção do saber;

Para as crianças que já frequentavam a Educação Infantil, umas séries de conquistas já estão praticamente efetivadas, já que são capazes de atuar em grupo de modo mais organizado, assim como de participar com maior autonomia das atividades desenvolvidas. Mesmo assim, elas ainda têm muito a aprender.

Apesar de procurarmos garantir a continuidade entre os trabalhos desenvolvidos nos grupos anteriores  e  o  Ensino  Fundamental, esta fase  se caracteriza pelo início de uma etapa diferente e de grande importância  na vida das crianças. A rotina escolar se altera: os horários passam a ser menos flexíveis, as propostas de atividades mais complexas e sofisticadas, exige-se maior rigor no cumprimento dos combinados e prazos para a realização das tarefas, a lição de casa torna-se diária, etc.


Fique por dentro

Trabalhe conosco

Clique no botão abaixo para preencher um pré-cadastro que ficará em nosso banco de currículos para futuras consultas.

Enviar Currículo

Sistema Acadêmico Financeiro

Clique aqui para acessar o sistema