Ensino Fundamental II<br />(6º ao 9º Ano)

Objetivos: 

  • Oferecer condições para que o aluno seja capaz de compreender os mecanismos da aprendizagem e de criar conhecimento;
  • Contribuir para que o aluno se torne um sujeito autônomo e crítico, capaz de apresentar reflexões fundamentadas;
  • Integrar o educando à sua realidade histórico-social, tentando evitar a propagação de atitudes individualistas;
  • Colaborar para o desenvolvimento da autonomia do educando, favorecendo sua participação, criação e produção, integração, senso crítico, flexibilidade, colaborando para que  torne sujeito de sua aprendizagem na aquisição de saberes e conhecimentos;
  • Fornecer ao aluno os recursos instrumentais da cultura, da ciência e da técnica, capacitando-o para a compreensão do seu mundo e de seu momento histórico, bem como preparando-o para atuar de forma consciente e consequente nessa sociedade;
  • Contribuir para formar e informar o educando, criando condições para que ele se mostre criativo, com iniciativa, participativo, analítico e que estabeleça relações entre os diferentes conteúdos e disciplinas;
  • Delimitar o espaço de atuação do aluno, levando-o a perceber a importância de limites, respeito às regras e autoridade.
  • Aperfeiçoar a postura de estudante que o aluno vem desenvolvendo desde que ingressou na escola, o que implica a autonomia e compromisso de realizar as tarefas escolares, organizar e se responsabilizar por seus materiais, cumprir com os prazos e combinados definidos, planejar suas ações com antecedência, interagir com os colegas, etc;
  • As estratégias desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem visam a levar o aluno ao envolvimento e à vivência do processo científico próprio a cada campo de conhecimento. Valoriza-se a observação, a experiência, a discussão, a pesquisa, a reflexão, a postura crítica e a criação nas estratégias propostas;
  • É dada ênfase ao incentivo e à prática da leitura; o aluno é estimulado também a produzir textos nas diversas áreas de conhecimento;
  • A integração entre as diferentes áreas é fundamental para o estabelecimento de relações. Na medida em que os professores se reúnem e trocam sistematicamente suas práticas e conteúdos, surgem ideias para pôr em prática esta integração;
  • Os estudos do meio e saídas para locais interessantes visam também a levar o aluno ao estabelecimento de relações entre as disciplinas do currículo;
  • Além do fornecimento sistemático de informações dos diferentes campos do conhecimento, no cotidiano escolar a produção dos alunos é bastante  valorizada.  Neste sentido, procuramos oferecer inúmeras oportunidades para que cada aluno exponha suas realizações para os colegas da classe, para a Escola de um modo geral e para os pais;
  • Através de vídeos, filmes, slides, são expostos conteúdos das várias áreas de conhecimento, que objetivam suscitar discussões e reflexões sobre os temas tratados nas disciplinas.
  • Adotamos, a partir de 2005, o material didático da Rede Salesiana de escolas, a fim de ampliar nossa qualidade Pedagógica e Educacional.

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