Ensino Médio

Objetivos:

  • Face a esse reconhecimento, o Ensino Médio tem procurado firmar sua identidade com base no pressuposto de que, neste nível, os objetivos educacionais não podem ficar restritos ao mero “preparo” para os vestibulares, mas deve visar, principalmente, à criação de uma base sólida de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem, além do ingresso, o acompanhamento produtivo do ensino na Educação Superior.
  • Organizar o conhecimento já sabido pelos alunos, visando à ampliação do domínio de conhecimentos sistematizados;
  • Contribuir para o processo de construção de argumentos ponderáveis para os conhecimentos assumidos como verdadeiros, assim como para a produção de críticas consistentes para os conhecimentos passíveis de reexame;
  • Capacidade de interligar os conhecimentos entre si, produzindo visões mais abrangentes da realidade e de si mesmo que nela estão inseridos;
  • Desafiar intelectualmente os alunos, no sentido de contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas que envolvam ampliação da capacidade lógica do raciocínio e aprimoramento dos processos de abstração, estabelecimento de relações entre aspectos aparentemente distintos do conhecimento, capacidade de análise, de generalizações, entre outras;
  • Ampliar a competência linguística e comunicativa  dos  mesmos.  Longe de ser um  objetivo  restrito à área de Língua  Portuguesa,  constitui-se  em  tarefa fundamental da Escola contribuir para o aprimoramento da formação de bons leitores, bons intérpretes e bons escritores das questões que a eles se referem e/ou são tratadas no bojo da educação formal;
  • Orientar e aprimorar a postura quanto ao “ser estudante”, bem como ampliar o compromisso com a escola: dois aspectos necessariamente articulados, pois implicam na percepção da parcela de responsabilidade que cabe ao aluno neste processo de constituir-se enquanto sujeito de sua própria formação. Além desta dimensão mais “pessoal”, não se pode perder de vista a responsabilidade de cada um no contexto de grupo, espaço em que somos influenciados e que temos igualmente o poder de influenciar, interferir e de transformar, se necessário, as condições dadas, visando a uma produção coletiva de maior qualidade;
  • Contribuir para uma maior organização material dos alunos, visando a um maior aproveitamento das oportunidades educacionais, bem como da vida pessoal e profissional;
  • Auxiliar no processo de definição profissional, através de um projeto desenvolvido no espaço de orientação educacional, a cargo da psicóloga Escolar.
  • Do ponto de vista metodológico, a equipe profissional do Ensino Médio visa realizar, com eficácia, um processo de ensino-aprendizagem capaz de produzir nos alunos conhecimentos com características cada vez mais científicas; ou seja, conhecimentos mais profundos, críticos e interligados, trabalhando a partir do que os alunos já sabem a respeito do mundo físico e social, para clareá-los, explicitar seus equívocos ou limitações, ampliá-los e, consequentemente, estabelecer as condições para que os mesmos possam ser expandidos e/ou recriados.

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