Teoria do Medalhão

• Data de Publicação: 30.08.2017
  • Artigo Ler Artigo Completo

Diante de recente pesquisa divulgada sobre mentiras em currículos, inevitavelmente, me veio à memória a Teoria do Medalhão, com sua inegável atualidade – não obstante ser um texto atravessado por dois séculos.

O ensino escolar católico na sociedade atual

• Autor: Pe. Alberto Rypel (SDB)
  • Data de Publicação: 16.08.2017
  • Ler Artigo Completo

Podemos começar com uma pergunta: o que se espera do ensino católico no Brasil?

O que Dom Bosco tem a nos dizer sobre emoções?

• Data de Publicação: 04.08.2017
  • Ler Artigo Completo

Em uma casa salesiana  esta pergunta soa-nos como muito pertinente.

Ponderações...

• Ler Artigo Completo

Vira e mexe eu sou questionada sobre esse assunto. As pessoas (especialmente os mais velhos) ficam atônitas diante de tantas abreviaturas e afins nos textos veiculados na internet.

Escolher brinquedo para criança

• Ler Artigo Completo

Escolher brinquedo para criança, às vezes, é tarefa um tanto árdua. Frequentemente escuto: “Qual o brinquedo adequado à idade do meu filho?” Com a mesma frequência advirto que, tão importante quanto à adequação do brinquedo à idade, é a qualidade de tempo dispendida pelo adulto junto à criança.

ENTRE O GESTO E O ATO: A importância da mediação na leitura

• Ler Artigo Completo

“A leitura é gesto e ato ao mesmo tempo”.  Edmir Perrotti, Doutor em Ciência da Comunicação Partindo deste pressuposto é que oriento alunos, professores e pais na tarefa de mediar o encontro entre a criança/adolescente e a leitura.

Redes Sociais e a banalidade do "cotidiano"

• Autor: Luiz Fernando Miguel
  • Ler Artigo Completo

Como falar em privacidade em tempos de Facebook, Instagram, WhatsApp, Snapchat…? Este termo designa algo que é muito “pessoal”, privado, “meu”… Será que hoje nós sabemos o que é isso?

CONHECER PARA DECIDIR - Projeto de Orientação Profissional

• Data de Publicação: 21.06.2017
  • Ler Artigo Completo

Fase de transição, a adolescência traz várias tarefas de desenvolvimento que o jovem deve ultrapassar: estabelecer uma identidade como adulto, separar-se psicologicamente dos pais e construir um projeto escolar/profissional. Interligadas, estas três dimensões estão diretamente relacionadas ao autoconhecimento, condição indispensável para orientar ações eficazes e duradouras em todos os âmbitos, e à educação moral, responsável por indicar os valores que encaminham tais ações.

Como posso ajudar meu filho a se alfabetizar?

• Data de Publicação: 18.05.2017
  • Ler Artigo Completo

Confira o artigo escrito por nossa Orientadora Educacional Maria Eunice, com dicas práticas de como os pais podem ajudar os filhos no processo de alfabetização.

Família, conecte-se ao que importa!

• Autor: Pastoral Escolar e Orientação Educacional
  • Data de Publicação: 20.04.2017
  • Ler Artigo Completo

Nos tempos atuais, a internet abre um enorme leque de possibilidades bacanas, como poder conversar com quem está longe, fazer uma informação importante chegar a várias pessoas, desenvolver projetos e ações de forma colaborativa e até pressionar políticos para melhorarem as leis que possam beneficiar toda a sociedade. Mas esses mesmo avanços tecnológicos, quando utilizados de forma inadequada também podem fazer mal, inclusive para a vida de várias crianças e adolescentes.